Sobre Agni Yoga

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Agni Yoga começou a ser desenvolvida em 1920 pela pianista e escritora russa Helena Ivanovna Roerich (1879 – 1955) a qual compilou uma Série de 17 livros de Agni Yoga a partir de seus diálogos com o Mestre Morya. A Agni Yoga pode ser entendida como um sistema de pensamento inspirado em filosofias e religiões de todo o mundo, o qual oferece reflexões contundentes sobre valores éticos, Beleza e Cultura a serem aplicados a vida diária e, por isso, tambem e’ chamada de Etica Viva.

A Série Yoga traz temas como: Infinito, Ima Cósmico, a Fraternidade, o papel da mulher na Nova Era, a Mãe do Mundo, e o refinamento do Coração como um caminho para os Mundos Ardente. Os temas são abordados em parágrafos curtos e sintéticos.

Simbolo da Agni Yoga

Simbolo da Agni Yoga

Distinta das outras Yogas, a Agni Yoga não e’ baseada em praticas corporais e nem em exercícios de meditação, embora o/a   estudante possa ate’ adotar alguma pratica complementar a sua rotina. A Agni Yoga visa fundamentalmente desenvolver o Elemento “Agni” (Fogo, em sanscrito) que pulsa no Coração de cada ser humano vivente. Não importa classe social, etnia, religião ou nível de escolaridade: cada um de nós nascemos, crescemos e temos o potencial CRIATIVO de expandir o próprio pensamento através da nossa ação no mundo. E’ nossa atitude que mostra quem realmente somos ! Nosso elemento Agni e’ o que nos faz ser (mais) inspirados, autênticos, belos e ousados. O Agni e’ a nossa genialidade que toma forma concreta no mundo e contribui para o bem estar de TODOS os seres, a exemplo das invenções cientificas, criações artísticas e alternativas sustentáveis. Independente da função social, profissão ou oficio, toda nossa ação deve ser inspirada na Beleza e respeitar os valores humanos. Essa e’ a reflexão que a Agni Yoga nos traz.

“As Iogas não se contradizem entre si: como ramos de uma arvore, estendem sua sombra e refrescam o viajante fatigado pelo calor. (…) Primeiramente, aplicaremos os conselhos da vida e depois, pronunciaremos o nome da Ioga vindoura. Ouviremos os passos do elemento do Fogo, mas já estaremos preparados para dominar as ondulações das chamas.
Portanto, saudemos a Ioga mais antiga – a Raja Ioga – e afirmemos a futura – a Agni Yoga.”
Prefacio do livro “Agni Yoga” 1929, Serie Agni Yoga.

No Brasil, os Livros de Agni Yoga e as Cartas de Helena Roerich foram publicados pela Fundação Cultural Avatar e podem ser adquiridos pelo site: http://www.nitnet.com.br/~fcavatar/sagni.html; email: fc.avatar@hotmail.com; telefones para contato: (21) 2621-0217 / (21) 3587-3463 (Niteroi-Rio de Janeiro).

.

Deixe um comentário