A Arte de Nicholas Roerich

Nicholas Roerich e os Signos da Beleza – português

“Na Beleza nós nos unimos! Através da Beleza nós rogamos! Com a Beleza nós conquistamos!” Nicholas Roerich, 1946

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na visão de Nicholas Roerich, a felicidade, como resultado da evolução da consciência, se dá somente através da Beleza. No entanto, a criação do ‘belo’ não está restrita exclusivamente ‘as expressões artísticas, mas consiste na atitude de incluir um sentido ampliado de Beleza à vida diária. Segundo ele, esse é o dever de todo aspirante: desenvolver a capacidade de embelezamento e enobrecimento da vida, pois essas qualidades o conduzem a Grande Conquista (Roerich, 1930).

Assim como um talentoso pintor materializa na tela a sonoridade e a harmonia das cores, o aspirante é conduzido para o caminho da Luz através da Criação da Beleza no mundo das formas. Aquele que reflete sobre um conceito tão refinado, como cor e som, cultura e harmonia, irá entender a infinita Hierarquia da Beleza e do Conhecimento. Então, “Crie, crie, crie! Crie de dia e à noite. (…) No processo criativo se pode superar os mais hediondos hábitos de vulgaridade, trivialidade e disputa” (Roerich, 1946).

Para N. Roerich, a impessoalidade é um dos aspectos centrais da Beleza. Uma obra de arte é indivisível, atemporal e capaz de perpetuar seu significado na consciência coletiva por séculos. Assim, pode-se entender como “eu”, no caso do artista, se transforma em “nós”, da espécie humana. Isso só é possível por que a Beleza pertence ao domínio da síntese e abre os portões da harmonia. A Beleza é o vetor propulsor capaz de envolver corações e mentes para a verdadeira Co-operação, reafirmando os paradigmas do Novo Mundo. Assim, “A arte unirá a humanidade” (Roerich, 1931).

“A beleza e’ um conceito elevado, e cada oferenda ‘a beleza e’ uma oferta ao equilíbrio do Cosmos”. Da Série Agni Yoga, livro Supraterrestre, paragrafo 42.

Referencias:
ROERICH, Nicholas. The Beautiful: address to the Dalton School. 1930. In: Roerich, Nicholas. Realm of Light, International Roerich Memorial Trust, Naggar, India, 2009.

ROERICH, Nicholas. Roots of Culture: on the tenth anniversary of the Master Institute. 1931. In: Roerich, Nicholas. Realm of Light, International Roerich Memorial Trust, Naggar, India, 2009.

ROERICH, Nicholas. Beautiful Unity. 1946. In: Nicholas Roerich in Indian Journals. International Roerich Memorial Trust, Naggar, India, 2002.

1 resposta »

Deixe um comentário