A Arte de Nicholas Roerich

O Buda em Altai – português

“O Burkhan Branco, certamente, e’ também o Bem-aventurado Buda. (…) ‘Cálice Não-derramado’ – as montanhas mais azuladas e reverberantes. Pureza em si mesma como em Phalut (montanha na índia). E ele carrega das montanhas o seu cálice.”

(Trecho do livro “Altai-Himalaya”, o Diario de Expedição de Nicholas Roerich, pag. 348)

O quadro ‘O Cálice Não-derramado’ (Nicholas Roerich, 1927) foi doado ao Museu Roerich de NYC no verão de 2013. Quando eu cheguei no museu, toda sua equipe transbordava felicidade: o ‘presente’ recem-chegado.  O quadro emana tanta Beleza que domina o ambiente da galeria. O que e’ uma obra de arte …

A pintura reproduz a Iniciação do Buda na montanha Beluka, Altai, Rússia. Segundo uma tradição oral indiana, o local foi visitado pelo Buda em suas peregrinações. Para Nicholas Roerich, tanto lendas da religião Ortodoxa como do Budismo deixaram fortes impressões na cultura local.

Belukha (fotos abaixo) e’ a montanha mais alta do Altai (4.506 m), no sul da Rússia, quase na Mongólia. Tal cordilheira também e’ conhecida como as ‘Montanhas Douradas do Altai’. Antigos xamas consideravam Belukha como sagrada por acreditarem ser essa a entrada para Shambala. Nicholas Roerich pecorreu o Altai em 1926 durante a sua Grande Expedição ‘a Ásia Central (1925-1928) por ser um ponto no extremo norte da Cordilheira da Ásia Central e um dos corredores mais importantes na travessia do coração da Ásia para a Europa via Sibéria.

Assim, provavelmente, a sabedoria do Oriente chegou ao norte da Europa …

Este slideshow necessita de JavaScript.

Referencias: “O catalogo de pinturas Nicholas Roerich”, 2008, Agni Publishing House, Samara-Moscow-Zurich; As fotos: http://www.photosibir.org.

Deixe um comentário